quarta-feira, 23 de outubro de 2013



Jogos e /ou atividades que poderão favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual.

 Módulo: Deficiência Intelectual
 Cursista: Eli Furtado dos Anjos
 Turma: 129ª

Segundo (Richeter apud Brougere 1998, p.65), eduquem as crianças pelas crianças. A entrada na sala de jogos é, para elas, a do mundo, e é a troca com seus pares que desenvolve suas forças intelectuais.
Nesta perspectiva o trabalho com o lúdico é de extrema importância, pois desperta o interesse do discente pelo aprender de forma prazerosa.
Jogos que favorecem o desenvolvimento intelectual 
      Bingos
     Estimula a atenção e concentração.

Descrição: Cartelas de papelão ou cartolina, gravuras de animais ou outras no mesmo campo semântico, régua, caneta pelikan.

Sugestão para aplicabilidade: O professor entrega a cartela ao aluno e marcadores, pode ser sementes ou outro objeto que sirva para marcar o professor vai citando o nome do animal e o aluno vai identificando o nome colocando a semente em cima do nome citado.



Nesse jogo o professor do AEE pode trabalhar não somente a palavra como também poderá explorar os conceitos de atenção e concentração dos alunos com Deficiência Intelectual em consonância com o nível da turma.
O fazer pedagógico através da ludicidade tanto na sala de AEE quanto nas salas comuns é de extrema importância, considerando que brincando também se aprende, e pertinente a esse recurso à criança não só aprende ler e escrever, mas outras habilidades são instigadas e que perpassam para toda existência.
O professor consciente do seu compromisso com a educação deve ter coerência dos suportes metodológicos que precisará para oferecer uma educação que aguce nos alunos o sentimento de interesse, participação, motivação favorável ao desenvolvimento da aprendizagem de todos. 
Pois de acordo com Paour, se proporcionada uma intervenção educacional adequada, as crianças com DI podem construir os instrumentos cognitivos indispensáveis para funcionarem ao nível das operações concretas.

REFERÊNCIA:

Richeter apud Brougere 1998, p.65
VIEIRA, Rita. Deficiência Intelectual: Cognição e leitura.

.


Um comentário:

  1. Eli essa atividade estimulará a atenção para proporcionar a boa memória, a escrita e o pareamento.
    Abraços....
    Nelcicleide

    ResponderExcluir