AEE-ELI FURTADO-FECHAMENTO
As leis que regulamentam a Educação
Especial em especial o decreto nº 7.611/11, ressalta em seu texto a garantia de
um sistema educacional inclusivo, em todos os níveis sem discriminação e com
base na igualdade de oportunidades; de um aprendizado ao longo de toda a vida;
da não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência; da
oferta de educação especial preferencialmente na rede regular de ensino; e
outras.
É ainda objeto do decreto o atendimento
educacional especializado que deverá prover condições de acesso, participação e
aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de
acordo com as necessidades individuais dos estudantes, entre outras
determinações
Segundo Lefevre e
também citado por Camargo (1994, pg 17) e diz:
Desde o nascimento, o cérebro infantil está
em constante evolução através de sua inter-relação com o meio.
A criança percebe
o mundo pelos sentidos, age sobre ele, e esta interação se modifica durante a
evolução, entendo melhor, pensando de modo mais complexo, comportando-se de
maneira mais adequada, com maior precisão práxica, à
medida que domina seu corpo.
A
partir dessas concepções é possível
entender o importante papel do professor do AEE, pois o aluno num ambiente
favorável com inúmeras possibilidades de aprendizagens, ele age sobre ele, e
evolui através das oportunidades e mecanismos que lhes são disponibilizados,
nessa perspectiva, a partir do prognóstico e levantamento das informações esse
profissional terá condições de entender melhor o aluno, as necessidades e
potencialidades específicas de cada um, e fazer um acompanhamento contundente
de intervenções significativas no processo de construção do conhecimento do
aluno do AEE, juntamente com as demais pessoas envolvidas.
E considerando que o papel do professor do
atendimento Especializado está diretamente vinculado com todas as instâncias da
escola, pois envolve o trabalho da direção, equipe pedagógica, os professores,
a família e principalmente os alunos. O seu papel é desenvolver um trabalho
colaborativo, acompanhando o desenvolvimento acadêmico do aluno na classe
comum. É ser um facilitador no processo pedagógico, na instituição escolar,
apoiando os professores que tem na sala comum alunos com necessidades
educacionais especiais. Ele deve participar da elaboração do projeto político
pedagógico juntamente com os demais profissionais da comunidade escolar.
É imprescindível que o professor do AEE tenha
um Planejamento Pedagógico diário e individualizado, mais do que fazem os
professores da sala comum. O seu papel é ir além do conhecimento teórico, pois é necessário
percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e
professores, ele tem que se manter sempre atualizado pesquisando fontes de
informações. Ele deverá elaborar o
cronograma de atendimento individualizado, de acordo com o desenvolvimento
acadêmico de cada aluno. E concomitantemente deverá produzir materiais
didáticos acessíveis de acordo com cada deficiência trabalhada, nesse sentido,
identificando a necessidade educacional dos alunos através da avaliação, bem
como elaborar o relato do estudo de caso, para acontecer o desenvolvimento do
trabalho na SRM, para posteriormente, dar início a elaboração do Plano de AEE
com metodologias e estratégias diferenciadas para cada aluno.
Notoriamente de acordo com o supracitado, a
elaboração e a execução do Plano de AEE serão elaboradas a partir do Estudo de
Caso, eis a sua relevância, pois contém dados coletados em articulação com os
professores da sala comum e demais pessoas envolvidas na vida do aluno. É
impossível elaborar um Plano de AEE sem um estudo de caso, eles estão
interligados e são pilares para o desenvolvimento dos envolvidos na educação
Especial.
O
Plano do AEE, por sua vez é um documento de extrema relevância para que a
escola juntamente com a família acompanhe a trajetória percorrida pelo aluno.
Nele deve conter estratégias funcionais visando alternativas que potencialize o
cognitivo, o emocional, o motor e o social do aluno. O Plano deve ser elaborado
a partir das informações contidas no estudo do caso e no relatório da
avaliação, onde contém o contexto escolar do aluno.
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