sexta-feira, 25 de julho de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CURSISTA: ELI FURTADO DOS ANJOS
TRMA: T29a
DATA: 26/07/2014
Para Refletir!
Por que olhar por partes, sem antes compreender o todo? Por que enxergar a deficiência, antes mesmo de saber mais sobre aqueles que não andam, não enxergam ou não ouvem? Por que apontar o que o outro não pode fazer, antes de perguntar o que ele tem a oferecer?
Para ajuda-los a refletir sobre essas questões durante a elaboração do TCC deixamos para leitura o texto a seguir. A partir das principais ideias propostas pelo autor, estabeleça relações com o AEE poste no seu blog.

Com base no texto o autor a priori pensava construir um modelo na mente, o mais  perfeito, lógico e geométrico possível, e ver se tal modelo coincidia com a  realidade, porém aos poucos esse pensamento foi se modificando, e então passou a pensar numa grande variedade de modelos, transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço. Em consonância com o trabalho no AEE, sabe-se que não é fácil encontrar um modelo único que abranja e seja suficiente para atender as distintas deficiências e necessidades dos alunos especiais, em paralelo ao trabalho da sala comum. Inúmeras dúvidas e dificuldades permeiam os espaços escolares e a complexidade aumenta mais ainda quando não há uma contribuição efetiva de todos os envolvidos. Porém, os modelos oferecidos nem sempre atendem as necessidades desses alunos, e essa habilidade e comprometimento que o professor do AEE deverá ter, e a consciência para ajudar minimizar as dificuldades, procurando desembaraçar a mente e mobiliá-la com novas experiências, buscando sempre alternativas de atividades que venham potencializar o conhecimento do aluno e sempre em parceria com a família e a escola como um todo, analisando os pontos fortes que os alunos têm a oferecer e as suas dificuldades, e trabalhar para melhorar o aprender a aprender desses alunos. Para melhor elucidar a importância do AEE, destaca-se o seguinte ponto:  
 [...] GARCIA & FRANCISCO, O atendimento educacional especializado é muito importante para os avanços na aprendizagem do aluno com deficiências na sala comum de ensino regular. Os professores destas salas devem atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações que promovam a educação inclusiva.



REFERENCIAS:

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
AEE E METODOLOGIA DA PESQUISA
Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE
UFC / SECADI / UAB / MEC Versão 2013


WWW.ufrj.br/../GARCIA- FRANCISCO E DAGUIEL_OK.pdf